Olá, bom dia!
Retomando nosso papo, vamos analisar hoje como, de fato, se escreve um projeto. O escrever é um momento ímpar na constituição de um projeto, é quando se tem todo o trabalho de resgatar o que foi lido, de associar ideias, de construir novos pensamentos... enfim: expressar-se. É preciso ter calma e não deixar tudo para a última hora: um projeto necessita ficar alguns dias de molho, ser cozinhado em banho-maria, é um processo lento.
Vamos para a estrutura. Comece seu projeto com a capa, que também terá a função de folha de rosto. Nome da Universidade, departamentos e tal, nome do projeto, quadro à direita (que viria na folha de rosto) dizendo quem você é e a que aquele texto destina-se . Por fim, local e data. Simples, não? Depois, na primeira página, repita o nome do projeto e faça uma breve epígrafe. Muitos não a fazem, mas acredito que valoriza o trabalho. Meu projeto, por exemplo, ficou assim:
O homem representado
A humanidade de ameríndios e africanos em relatos de missionários (1584-1696).
HOMEM: Criatura, que tem natureza humana, Animal
racional, capaz da Graça Divina, & da Glória eterna. (...) He
o home coisa taõ grande, que o mesmo Deos se fez home.
BLUTEAU. Raphael, Vocabulário Português e Latino
Inicia-se, assim, a discussão da pesquisa.
Na introdução, há quem faça uma abordagem histórica de seu tema, contando mesmo a história daquilo que pesquisará. Eu, por outro lado, acredito que a função da introdução de um projeto de pesquisa é, de forma simples e objetiva, apresentá-lo em linhas gerais. Não deve estender-se muito. Depois vem o Problema de pesquisa: o que pretendo fazer? Apresente seu problema. Isso é importante: se você não tem um problema, o que vai pesquisar? A pesquisa não é um trabalho para ocupar tempo vago: o pesquisador deseja chegar a algum resultado, algo que auxilie-o na compressão de determinado processo, mentalidade ou comportamento. Ela tem um objetivo, mas há uma pedra no meio do caminho, a ser superada. Nunca se esqueça, mesmo na vida de suas retinas, tão fatigadas! E outra, se você não tem um problema, ah, isso é um grande problema!
Expôs o que te incomoda? Então explique para o avaliador o que você espera dessa atividade: apresente os objetivos gerais. Esses são macro-objetivos, com o intuito de contribuir de forma geral com o conhecimento historiográfico. Você sabe que quase ninguém, além de você, interessa-se pela sua pesquisa, mas nela há aspectos que podem ser relevantes para outras áreas. Apresente-os como objetivos gerais!
E depois, vêm os específicos. Aí é a coisa sua: onde espera chegar?
Beleza, mas por que tudo isso? Justifique a relevância de sua proposta, o porquê de ela ser importante e a falta que faz, para suprir determinadas lacunas presentes no conhecimento historiográfico. Atenção: se não há lacunas a serem preenchidas pela sua pesquisa, vá fazer outra coisa.
Estamos quase no fim. Agora que está claro o que fazer, por que fazer e o que espero que aconteça, é hora de explicar o como. Teorias e Métodos é uma etapa relevante na construção de um projeto porque mostra sua orientação teórica (ou seja, como você concebe a história) e apresenta os métodos que serão utilizados nessa pesquisa. Por exemplo: você acredita na necessidade de estudar as relações entre o eu e o outro, pautar-se nas concepções dos indivíduos, compreender a história como a soma dos processos individuais. Isso é a teoria. Em seus métodos, serão feitos levantamentos biográficos das personagens que aparecem nas fontes, buscar-se-á compreender as concepções que elas tinham, suas crenças e medos, analisando materiais aos quais elas tinham acesso... é a construção de um contexto, no qual situá-las. Há muitas críticas ao contextualismo na história. É claro que nunca saberemos como a personagem reagiu em relação a dado livro e/ou fato, mas conhecendo-os, certamente ela apropria-se deles e utiliza-os para reconstruir, semanticamente, seu espaço, suas relações. Isso é o que tentamos compreender: a relação entre uns e outros, seus significados e, talvez mais do que isso, como o indivíduo pensa o mundo e como isso altera suas ações.
Por fim, apresente suas fontes, que você já deve conhecer. Acredito que não há necessidade de um tópico do tipo Considerações Finais. Se achar pertinente, coloque-o e, em não mais de 20 linhas, recapitule todos os passos anteriores. Eu não o fiz em meu projeto. Finalize com a exposição da bibliografia consultada ou a ser consultada. Não coloque mais que duas páginas e lembre-se: as regras da ABNT existem para serem seguidas. Demonstre conhecimento!
Terminado, deixe o texto de repouso por alguns dias. Depois volte fazendo uma varredura: correção ortográfica e gramatical, refinamento no uso dos conceitos, aprofundamento das discussões, supressão de partes desnecessárias... Essa etapa é muito importante, volte a ela sempre que achar necessário, mas sempre depois de alguns dias sem mexer com o texto. Assim a cabeça tem um descanso e as ideias fluem melhor!
Projeto pronto, o negócio é esperar a bolsa ser aprovada! No post seguinte, passaremos direto para o início das atividades: colocando as mãos na massa!
Abraços!
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